Diáspora

Posted by lawrence On quinta-feira, 13 de setembro de 2012 1 comentários



Confesso-me um leigo em assuntos tão complexos como o que faz o título a este post.

Que exigem conhecimentos aprofundados de história, sociologia e sei lá que mais.

E então, há que me cingir ao que os meus olhos e o meu (já algo cansado) cérebro conseguem "digerir" com algum sentido.
 
O facto de no meu dia-a-dia Angolano e devido ao facto de andar muito na rua, encontrar amiúdamente pessoas envergando o Manto Sagrado, sendo alguns espécimens já dignos de fazer parte do acervo do futuro museu do Glorioso, para além do habitual cúmplice erguer do polegar, deixa-me a pensar o quanto o nosso Clube faz parte do quotidiano de muita gente que provávelmente nunca viu ao vivo a Catedral ou qualquer jogador nosso.
 
Mas, que de manhã, ao levantar, entre vestir uma camisola do Barcelona, do Real Madrid, do Chelsea, do Milan ou do Manchester que são as que mais se encontram, veste uma do SLB, não importando a que época se refere, olhando ao patrocínio, mas sim ao significado.

E não será só em Angola mas também em Moçambique, Cabo Verde, Timor, etc.
 
Dos nossos mais directos adversários (corruptos A e B) nada há a referir tal o reduzidíssimo número que comparativamente encontro e, posso até dizer que do Braga ainda não encontrei nenhuma!
 
No caso Angolano há ainda a acrescentar o facto de em Luanda existir um SLB (Sport Luanda e Benfica).

É claro que não sei o que os dirigentes e os responsáveis pelo marketing do Clube estão a fazer em relação às relações com os Benfiquistas que se encontram espalhados pela diáspora.

Nos meses que levo desta terra, vendo televisão, ouvindo rádio e andando nas ruas, não vi, ouvi ou li nada que tivesse a ver com qualquer actividade que considerasse como objectivo uma maior ligação entre os distantes adeptos e o coração do Clube.

Lembro que há pouco tempo o nosso Presidente cancelou a participação da equipa de futebol num torneio em Angola devido a mal-entendidos com algumas "pessoas emportantes" da nossa praça "políticófuteboleira".

Escrevi eu na altura que, para além da razão que nos assistisse, esse cancelamento não deveria prejudicar a relação do Clube com os seus apoiantes pelo que o mesmo deveria encontrar outra data e forma de estar presente.

Estes dias, aquando do jogo particular com o Betis, achei que a data poderia ter sido aproveitada para repôr a falta anterior dado ter existido um razoável espaço de tempo que permitiria à equipa recuperar duma viagem mais longa.

Pela parte que me toca, ponho todo o meu entusiasmo, cumplicidade e Benfiquismo em cada polegar que levanto quando me cruzo com outro camarada, esperando que esse gesto ajude a manter e se possível aumentar a Chama Gloriosa a quem, cá tão longe, a carrega!

Viva o Benfica!!!

1 comentários:

Tiago disse... [Responder]

Em S.Paulo Brasil temos o BENFICA DA VILA MARIA.
Somos muitos que por aqui andam com a aguia no coração. Aqui confunde-se Benfica com o próprio nome de Portugal.

Em Fortaleza (Brasil) temos no restaurante ¨El Rey Bacalhau, a casa de todos os benfiquistas e portugueses. Muitas vezes não sei se estou num qualquer bar em Lisboa a ver o jogo.

Para entendermos Portugal, temos que entender o Benfica..

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.