Crónica das Arábias (29)

Posted by lawrence On quinta-feira, 27 de janeiro de 2011 6 comentários

Ponto prévio: Um camelo disse-me ao ouvido que aí entrou em vigor o Acordo Ortográfico.
Por mim, peço desculpa mas não me vão ver NUNCA escrever em "Brasileiro". Não por ter nada contra os Brasileiros, mas apenas porque acredito que eles teriam a mesma dificuldade e reagiriam da mesma maneira se tivessem que escrever "à Portuguesa"!
.
Muitas vezes, quando nos deparamos ou vivemos uma qualquer situação interessante ou inesperada, a nossa mente tem tendência em fazer paralelos com outras que não tem rigorosamente nada a ver.
Devido às alterações climáticas (penso eu, tomando essa teoria como adquirida), agora, até em zonas onde a água costuma ser um bem escasso e muito apetecido como é aquela onde estou, a dita começou a cair em quantidades nunca dantes navegadas.
Não que essas quantidades sejam comparadas às da Austrália ou do Paquistão.
São mais assim do tipo daquelas fortes bátegas que quando caem em Lisboa, Algés e a zona marginal sofrem um bocado, às vezes não tanto pela chuva, mas mais devido às marés que não deixam escoar.
Quem tiver um bocadinho de tempo, vá ao youtube e busque em "Jeddah floods 2009", Jeddah rain 2010" ou "Jeddah heavy rain 2011" e ficará a perceber a diferença que mais ou menos a mesma quantidade de precipitação pode fazer.
Verão uma versão aumentada da etar de contumil, com a mesma côr e com "gambuzinos" de marca (toyotas, nissans, chevrolets) em fila indiana a caminho do destino final, embora de má vontade, porque vão quase todos de marcha-atrás.
Isto porque no vocabulário dos projectistas de infra-estruturas cá do burgo, as palavras "precipitação", "drenagem" , "linhas de água" etc., eram uma espécie de novo acordo ortográfico para eles.
É claro que as autoridades terão que olhar para o problema como algo com que terão que viver no futuro e terão que deitar mãos a uma obra gigantesca de reformular as infra-estruturas de tão grande cidade para que o problema não regresse todos os anos.
E, quando dou por mim, estou a pensar na mentira desportiva que, a par de muitas outras mentiras que levaram o país para a situação deprimente em que está, ano após ano se vem avolumando e tornando o ar puro que se deveria respirar, até porque se proibiu o fumo em recintos desportivos, numa qualquer mistela pesada e irrespirável, oriunda da já atrás citada etar de contumil e que já cobre o país, do Minho ao Algarve, literalmente!
Tal como aqui, vai ter que obrigatóriamente haver alguém (nem que sejam as uefas ou as fifas) que ponha mão em tão degradado ambiente.

E quem não quiser, que se atire à etar e diga que o "empurrarem"!

6 comentários:

GuachosVermelhos disse... [Responder]

O mesmo camelo tambem me soprou a notícia!
A resposta foi no mesmo sentido mas Português correcto; pró caralho pá!

Joseph Lemos disse... [Responder]

Vai levar tempo a assimilar mas por mim não vou fazer esforço.

saladino disse... [Responder]

As línguas vivas,evoluem,tendem a tornar-se menos sofisticadas,senão ainda estávamos todos a falar o latim clássico.Quanto à nossa,desde que não se troquem o V pelos B...cá me irei arranjando com o que aprendi e não penso alterar uma virgula,pois já estou demasiado empedernido para isso.

red wings disse... [Responder]

Ah pois,pingolim é matraquilho e banco é caixa!
Será q "chefe da caixa",já queria dizer pinto de costas,antes do acordo?E madail qoer dizer whisky velho?

lawrence disse... [Responder]

Guachos: três palavras, tudo dito!
Joseph: Assim à partida, não me estou a ver a assimilar nada deste acordo porque levei muita lambada das professoras para encornar o que hoje debito.
Talvez tenha que avisar a família que em vez de me fazerem "cremação", me façam um "churrasquinho"!
Saladino: assinado!
Red: "chefe da caixa" já era "banco" porque parece
que é lá que vai parar muito do guito.
Madaíl realmente quer dizer whisky velho mas.. de Sacavém!
Feito à base de ácido de baterias. Não ouves a voz do gajo?
eheh

professô sabi tudo disse... [Responder]

As más linguas bermelhas,encheram os blogs qui uma cerrta minina teve 0 nas frêquencias do currso dji ecônomia,maiss fiquem sabendo qui ela vai fazerr tudjinho para passarr na parrtji"oraul"!!!

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.