Desilusão e Tristeza

Posted by Carpácio On quinta-feira, 5 de maio de 2011 3 comentários

Estivemos perto de passado 21 anos voltarmos a uma final Europeia, mas a verdade é que não tivemos nem arte nem engenho para tal, enganem-se aqueles que pensam que vou falar do Roberto, pois para mim esse NUNCA foi o problema do Benfica.

O grande problema do Benfica é um plantel curtissimo sem opções válidas no banco e sem uma única arma secreta e onde as ausências vincam negativamente o nosso futebol de uma forma extremamente acentuada é tão evidente que com a equipa certinha ainda este ano vimos grandes exibições do Benfica, mas por outro lado mal temos uma baixa nesse 11 a magia do Futebol do Benfica parece desaparecer...

E o caso mais acentuado é a ausência do Pablo "El Mago" Aimar, na ausência deste grande mestre a Magia desaparece, só ele sabe triangular no meio campo, só ele sabe controlar a velocidade necessária ao jogo em cada fase, só ele passeia no meio campo adversário com a bola colada no pé, só ele vê as diagonais, só ele passa e desmarca-se ganhando espaços cruciais no meio da equipa adversária, só ele aos 90 minutos se for preciso faz um sprint para vir defender o meio campo.

Por sua vez no banco temos como opção Carlos Martins, um jogador esforçado, mas que torna o Futebol do Benfica mastigado, sem magia e sem criatividade, joga devagar devagarinho, defender é raro, a opção é sempre o passe longo e as desmarcações ou diagonais são feitas a passo, acho que não é dificil compreender que o Carlos não é um Nr.10 nem tem caracteristicas para isso, desta forma a sua presença na posição 10 é uma nulidade o que faz com que o nosso meio campo desapareça e o nosso futebol seja de uma qualidade mediocre.

Num plantel onde foram gastos 35M é no minimo estranho que no nosso plantel tenhamos apenas 1 extremo direito, o Salvio (que garantidamente não fica no Benfica) foi um achado, um extremo direito puro, com velocidade, um excelente remate e sem medo de partir para cima das defesas, acabou por se lesionar o que pode acontecer, não é propriamente uma surpresa, aliás surpresa era ele não contrair nenhuma lesão durante uma época inteira.

Por sua vez quando vamos à procura de um extremo direito no plantel ele simplesmente não existe, é curioso que os 2 únicos que tinhamos Urreta e Balboa mandamos-os embora e no banco temos 2 adaptações, Carlos Martins (suposto Nr.10) e Jara (atacante centro) acho que TODOS já nos apercebemos que nem um nem outro foram talhados para aquela posição, ou seja questiono-me como é que uma equipa profissional como o Benfica que gastou 35M de Euros só tem 1 extremo direito no plantel e ainda por cima emprestado...

Posteriormente surge o caso do David Luiz, um dos melhores centrais do mundo, central da canarinha, foi vendido e bem vendido ao Chelsea, mas vamos lá ver as coisas com olhos de ver, vamos ser sérios avaliar as coisas, vamos ter minimamente bom senso para entender que não se pode vender o melhor central do mundo e na sua posição colocar o central do Olhanense e esperar que o Jardel vá exercer a posição com a mesma qualidade do David, ainda por cima sem qualquer tempo de adaptação...

No caso dos centrais a gestão do Plantel é no minimo ridicula, emprestamos o Miguel Vitor, compramos o Fábio Faria, emprestamos o Fábio Faria, compramos o Jardel...o Sidnei acho que as suas falhas não são novidades, logo centrais não faltam, falta sim opções ao nivel do Luisão e do David Luiz.

E para finalizar contamos com um grupo de jogadores que apenas ocupa espaço no plantel e que actualmente na minha humilde opinião nem "ponta" no SC Braga tinham, estou-vos a falar de "habitués" do nosso banco (que são convocados devido ao nosso plantel curtissimo) que muito sinceramente não tem valor para vestir o manto sagrado, são eles Filipe Menezes, Weldon, Luis Filipe e Kardec...

As contratações para o ano até ao momento parecem-me a mim bastante fracas e já são muitas (posso estar enganado) até porque os únicos dois REALMENTE bons, não estão garantidos falo-vos de Nolito e Taiwo (este último possivelmente vai para o AC Milan) e a possibilidade de Fábio Coentrão sair é grande e mais uma vez sai um dos melhores do mundo e entra? Pois também não sei...mas se observarem 50% da nossa defesa vai mudar, pois David Luiz e Coentrão eram o lado esquerdo da defesa.

Finalizo este post e época, triste e desiludido, mas ciente dos defeitos do plantel curto e desiquilibrado do Benfica...sem culpar cegamente nomes como Roberto como os media gostam tanto de fazer (que hoje fez mais um excelente jogo) ou o Jorge Jesus que mesmo com as suas falhas já provou ser um excelente treinador.

Saudações Benfiquistas.

3 comentários:

benfica até debaixo d'água disse... [Responder]

O jorge Jesus é um bom treinador mas falou redondamente a planear a época. O benfica não tem 2ªs linhas. FINAL.
Não auguro nada de bom para o futuro, precisamos de 2 extremos de qualidade e de 2 pontas de lança que garantam golos.
Vamos ver o que o futuro nos trará.

Carpácio disse... [Responder]

Na realidade necessitamos de comprar mais 2 extremos (acreditando que o Nolito já está garantido) pois nós actualmente temos Salvio (vai embora), Gaitan (é uma adaptação ele é um bom 10), Fernandez (extremo esquerdo) ou seja precisas de 2 gajos bons para extremo direito e 1 gajo bom para extremo esquerdo.

Posteriormente a linha de ponta de lanças, acreditando que vamos vender o Cardozo, precisamos de uma linha da frente TOTALMENTE renovada onde para mim ficaria apenas o Nuno Gomes que vai fazer a sua última época. (atenção Saviola e Jara é para ficar pois são atacantes centro e não pontas de lança).

Na defesa precisamos de um BOM defesa central com provas dadas não precisamos de promessas, e lateral esquerdo a mesma coisa, por mim o Coentrão ficava mais 1 época.

O mais estranho é que ao observar as contratações tristemente percebemos que as prioridades não vão ser culmatadas.

Saudações Benfiquistas.

Unknown disse... [Responder]

Precisamos de 1 bom GR, se o Luisão ficar, penso que o Jardel faz-se e o Miguel Vitor e o Sidnei, complementam bem, mas não temos alternativas ao Maxi que vai entrar no último ano de contrato. Se o Fábio sair, parece-me que o Carole é pouco para o substituir. Esse Nolito não está garantido, o Fernandez não é jogador para o Benfica, pelo que não temos extremos, a menos que recuperemos o Urreta. Se o ruben continuar lesionado, continuamos sem médio de transição, a menos que aproveitemos o David Simão. Quanto aos avançados, penso que o Nelson Oliveira pode render mais que o Kardec se for sendo lançado, mas ainda falta alguém, mesmo que não saiam o Saviola e o Cardozo.

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.