Desculpa! Obrigado! Que sejas muito feliz, Campeã!

Posted by lawrence On terça-feira, 28 de junho de 2011 3 comentários


Que algo se passava com a Vanessa Fernandes já se tinha percebido.
O deixar o treinador de muitos anos, os resultados posteriores, com desistências e justificações que ficavam um bocadinho aquém do normal, não me convenciam que seria apenas um abaixamento voluntário da carga desportiva afim de ganhar balanço e fôlego para mais uma grande série de bons resultados.
No jornal "Público" deste fim de semana vem um artigo muito extenso sobre os factos que levaram a nossa Campeã a parar!

Juntemos:

1 - Uns pais que querem ver a filha ser alguém.
2 - Uma (muito) jovem que quer ser a melhor.
3 - Um treinador super (talvez demasiado) exigente e que só vive para os resultados.
4 - Políticos que se "colam" aos excepcionais resultados desportivos como o emplastro às televisões.
5 - Uma população sedenta de representantes que lhes encham o ego e que a ajudem a esquecer as agruras do dia a dia.
6 - A falta de alguém que, compreendendo o fenómeno, ponha alguma racionalidade na situação e ajude a gerir a longevidade da carreira da atleta.

E temos um "estoiro" físico e emocional que, a não ser bem tratado, vai deixar sequelas!

Como parece que a nossa Vanessa está a ser acompanhada por um painel de pessoas competentes, compete-me como Português e Benfiquista, pedir-lhe DESCULPA por lhe "ter exigido" o que não devia, AGRADECER-LHE, aquilo que nos deu para além do exigível e desejar-lhe que seja MUITO FELIZ nos longos anos que tem à sua frente, como ser humano de eleição!

Um beijão, Campeã!!

3 comentários:

MARIA disse... [Responder]

DE FACTO NEM PENSAMOS NA PESSOA! SÓ NA ATLETA!
BOM ARTIGO, UM ALERTA PARA TODOS.....
DESEJO Á VANESSA AS MELHORAS E QUE SUPERE ESTA FASE..........OBRIGADA VANESSA PELAS CONQUISTAS E DESCULPA A IGNORÂNCIA................

Á guia Preocupada disse... [Responder]

É tudo isso mas mais, muito mais...
Adoro a Vanessa e agradeço-lhe do fundo do coração as alegrias que me deu.
Mas a Vanessa é humana e jovem. E quando descobriu que havia outra vida para além das provas, destrambelhou e entregou-se aos prazeres de noitadas e divertimentos.
Ao que consta, a sua irmã é recepcionista num bar nocturno do Porto e através dela a Vanessa perdeu-se e nós perdemos uma atleta de eleição, já que o ser humano está lá e mais cedo ou mais tarde evidenciar-se-á.
A vida dum atleta de alta competição não se coaduna com certos estilos de vida e por vezes é difícil escolher e resistir.
Força Vanessa! Felicidades Vanessa!

Berrante De Encarnado disse... [Responder]

Excelente post

Mas, para mim, algo mais do que uma simples depressão. É verdade que parece estarmos na presença de uma quebra mental e consequentemente física, mas pode ser mais grave e alheio ao clube/competição do que à partida possa parecer.

A maioria dos pontos que refere este artigo, principalmente os que estão ligados ao aspecto desportivo, fazem sentido e são de facto possibilidades prováveis. Mas, não será um pouco disso que acontece a todos os atletas de alta competição em várias modalidades, muitos dos quais são muitíssimo bem remunerados e deles se exige bastante, deixando-os constantemente sob intensa pressão e vulneráveis a criticas ferozes? Quantas atletas não gostariam de estar no lugar da Vanessa e passar por todas essas dificuldades?

Obviamente não estou com isto a dizer que a Vanessa é culpada do que quer que seja, pelo contrário, estou apenas a orientar-me por probabilidades.

Não sei o que se passou na vida ou na cabeça de Vanessa, nunca falei com ela, mas algo foi. Estas perturbações podem dar-se de um momento para o outro no cérebro de qualquer um de nós, basta que para tal estejamos vivos. Se eu tivesse de arriscar sem estar com ela, diria que provavelmente tem uma doença psicológica grave, que pode muito bem não ter derivado da competição desportiva. Na verdade, ser-se atleta ajuda em parte na prevenção de alguns desses fenómenos da mente humana. Casos destes podem levar décadas a passar.

Nesta fase já nem é da atleta que falo, mas sim da menina Vanessa: Desejo-lhe as rápidas melhoras e tudo de bom na vida.

Cumprimentos benfiquistas

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.