Crónica das Arábias (36)

Posted by lawrence On sábado, 16 de abril de 2011 6 comentários

.

MIRAGENS
.
Talvez por estar aqui à beirinha do deserto, miragens é coisa que não me tem faltado.

E que, de alguma maneira, me tem levado a desacelerar, a pôr os "pés na terra", a ver até onde me interessa ir, que opiniões verter, enfim, sentir-me mínimamente confortável.

E a não engolir tudo o que me querem enfiar pela goela abaixo.

Já tenho dito e repetido que, a economia, a política e o desporto andam de mãos dadas, dormem na mesma cama e parem (de parir) em função dos acasalamentos que os interesses do momento exigem.

Um pequeno exemplo:

S.A.D., quer dizer Sócios Aqui são Deus ou Sociedade Anónima Desportiva?

Como tal, opinião minha, parva, assim-assim ou menos má, tem sempre esse factor inserido.

Sintomáticamente, cada vez que trago essas promiscuidades ao discurso, a caixa de comentários "vira um deserto" que não sei se deva caracterizar como desinteresse (o mais provável), discordância (se é assim, escrevam!) ou alergia.

Entre algumas das miragens que mais me assaltam e que pela insistência (e pelas evidências) vou deixando de as considerar como tal, respigo as seguintes:

.

1 - Em período (longo já) de crise e contestação, não dá um jeitão do caraças a malta andar à pedrada, à bolada de golfe, à batatada, aos isqueiros, aos túneis e aos apagões por causa da bola, esquecendo, ou não tendo tempo (a política até é uma seca) para olhar para a forma como somos (des)governados?

.

2 - Não dá um jeitão a uma especial classe económica, política e desportiva duma determinada região do país (à semelhança com o que acontece aqui ao lado em Espanha), pôr o pessoal à guerra com os "mouros" que "não fazem nada" e até ganham melhores salários?

.

3 - Não existirá um reconhecimento tácito entre os três poderes de que o Benfica não pode hegemonizar o desporto tuga o que possívelmente criaria um grande desequilíbrio (leia-se receitas, dinheiro, aquilo com que se compra os melões e outra "fruta") entre equipas e rebentaria com alguns lucrativos negócios (ex: direitos televisivos) e jogos de interesse associados?

E para tal, lá estão os fiéis da balança (árbitros, dirigentes associativos etc) tomando decisões pornográficas se necessário e a troco de fruta, chocolates e outros "alimentos", para manter o equilíbrio, sem que ninguém os penalize ou questione para além da massa adepta.

Lembro-me que recentemente o bitó das arbitragens até ameaçou o Benfica e ninguém lhe respondeu.

.

4 - Como os senhores do dinheiro já perceberam que em Portugal e à rasca só se consegue sustentar duas equipas de topo, das três que se destacam, uma terá forçosamente que emagrecer.

Percebendo-se isso, percebe-se o estrebuchar, as decisões e declarações avulsas e patéticas dos dirigentes, cumentadores e paineleiros zebordinguistas que também percebendo que em Lisboa só cabe uma equipa, só lhes resta prestar "submissagem" a contumil na tentativa vã (como tal, patética também!) de nos derrubar.

.

O que vale é que as miragens, mudando de local de visão ou ponto de vista, desaparecem, senão.......

6 comentários:

Carlos Alberto disse... [Responder]

Meu caro Lawrence.

Pelo teu texto parece-me que o facto de 'ouvires' os jogos na língua de Shakespeare e ao abrigo de um potente ar condicionado faz com que tenhas uma visão da Tugolandia com menos 'areia nos olhos' apesar de seres tu que estás no deserto.

Do ponto 1 ressalta logo imediatamente uma evidência: NÃO ÉS O CORRESPONDENTE DA LUSA no Dubai pois consegues ver uma evidência dessas que passa tão desapercebida dos nossos 'merdia'

Quanto do ponto 2: Ainda sou do tempo (esta frase é tramada e faz-me ainda mais cabelos brancos) em que o Norte era a zona de trabalho do país, dizia-se que o Porto trabalhava para Lisboa gastar mas bastou duas décadas de corrupção e degredo de costumes onde a 'sacanice' e o 'chico-espertismo' do Andrupto se espalhou pela região para a mesma ser ultrapassada, imagine-se até pelos 'calões que dormem à sombra dos sobreiros' do Alentejanos. Hoje a ex-região do trabalho é a rainha do rendimento mínimo e do desemprego, e quanto a salários em atraso e encerramento de empresa dão lições aos 'comunas' da cintura de Setúbal. Transformaram em 2 décadas o Norte no Zimbabwe de Portugal

No ponto 3 destaco o final: "...e ninguém lhe respondeu" depois não se queixem.

O ponto 4 é quase um oblituário á lagartagem. Eu já não ligo a esses rastejantes como não ligo aos pastelinhos, aos xadrezes ou aos paranhenses nem sequer aos lagartos de Faro, são tudo clubes em vias de extinção e eu não sou da WWF.

Não vivo num deserto (se bem que tenha aqui ao lado palmeiras, areia e andem por aqui muitos camelos) mas a minha visão é parecida com a tua.

Abraço

Joseph Lemos disse... [Responder]

Porra...e agora o que vou eu dizer?

O melhor é imaginar que a gasolina com que abasteço o meu PT Cruiser é do preço da que o Lawrence abastece o seu carro.

Bem sei que ela (a gasolina) está pela hora da morte em todo o lado mas não me conformo pagar cerca de US $4.00/galão, quando já paguei US $.89c.
Bem sei que já foi há tempos mas...porra...que diferença.

Mais vale andar de camelo!!!
E se for daqueles assumidamente corruptos... muito melhor. Dá mais gozo.

lawrence disse... [Responder]

Joseph:
O "engraçado" é que como os Sauditas não aumentaram a gasolina e com o Euro a subir em relação ao Dólar (com quem a moeda Saudita está alinhada) hoje, a gasolina aqui custa menos (8,5 cêntimos de Euro) do que há uns meses atrás (9 cêntimos).
E esta hein????
Metam-se à estrada e venham cá atestar!!

Joseph Lemos disse... [Responder]

Lawrence:

Já disse, prefiro ir de camelo daqueles tais!!!!!

Carlos Alberto disse... [Responder]

São vocês a gozar comigo e o jornais com o Paulo Machado.

Um mete a 4USD o galão o outro atesta o carro pelo preço de um pires de tremoços e a malta aqui a pagar quase 1,70€ o litro... Só nos faltam as bossas para sermos nós os camelos.

saladino disse... [Responder]

O problema é q até a palha está cara,principalmente desde que começou a ser consumida por certos políticos!
Carlos Alberto,quem é o paulo ma(n)chado?

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.