Poderes instituídos

Posted by Capitão Inferno On quarta-feira, 6 de julho de 2011 5 comentários

"O regulador acrescenta que “[o corte] representa uma distorção inaceitável da opinião do autor e traduz igualmente um comportamento que ofende a boa-fé e as expectativas dos leitores, os quais não foram alertados para o tratamento de “edição” de que a crónica foi objeto.”

E aconselha o jornal a “no futuro, observar de forma rigorosa os limites legais aos poderes do Diretor, especialmente no que respeita a casos análogos que envolvam artigos de opinião.”
in Jornal Público
Esta noticia foi hoje revelada pelo Jornal Público e estranhamente omitida da abola (online)(como não compro jornais desportivos não sei se a omitiram no jornal em papel).Ora o caso já é antigo e pôs a nu a chamada "liberdade de expressão"optando neste caso por se valorizar quem tem mais poder nos meios de comunicação social, a tentativa saiu gorada e a meu ver o diretor da abola só tem uma saída que é a demissão.
Um diretor de um jornal não pode e não deve renunciar ao seu código deontológico por pressões internas, um jornal baseia-se na sua credibilidade de isenção em relação aos artigos de opinião, sendo que nesta história o máximo que o diretor da abola poderia fazer seria uma chamada de atenção aos intervenientes, não foi o que aconteceu e a opção de beneficiar um dos lados vai ser extremamente penalizadora para o jornal em questão e para o seu diretor.
Isto deixa em aberto uma questão essencial...qual é o verdadeiro poder dos emblemas na comunicação social ?

5 comentários:

Manuel disse... [Responder]

Claro que o Serpa se devia demitir. Mas por isso bem podemos esperar sentados. Os corruptos são todos iguais.

benfica até debaixo d'água disse... [Responder]

O problema é o dinheiro que faz mover o "lápis azul".

Anónimo disse... [Responder]

A Bola é um jornal comprado exclusivamente por benfiquistas. De quem será o dinheiro que faz mover o lápiz azul? Quem faz capinhas como o 'jornal' A Bola não tem dúvidas qual é o clube que pretende agradar,basta lembrar a capa de a Bola no dia a seguir ao Braga-Benfica

Capitão Inferno disse... [Responder]

@Anónimo
Queres dizer com isso que a pressão feita pelo Miguel Sousa Tavares ao diretor da "abola" teve o patrocínio do Sport Lisboa e Benfica ?
Essa ideia tem de ser muito rebuscada ou é um completo absurdo.

lawrence disse... [Responder]

"A ERC aconselha..."
Deviam era ter aconselhado a mãe deles a não fazerem filhos!
E o Serpa, que não vai dormir esta noite tal a "porrada" do conselho da ERC, vai-se virar para o frigorífico e comer os croquetes que estão no congelador!
Poeira, poeira e mais poeira é o que são estas entidades fiscalizadoras, reguladoras, normalizadoras, éticas e o raio que os parta!!!
Umas boas notas para cada um, barriguinha untada com azeite, meia dúzia de bacoradas sem nenhum efeito e tá a andar!
Prá agricultura cavar para batatas!

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.