Público

Posted by Capitão Inferno On segunda-feira, 4 de julho de 2011 8 comentários

Antes de mais é com grande satisfação que me junto aqui aos colegas do blog a convite do Benfica até debaixo de agua.
Feita a introdução vamos sem mais demoras abrir as hostilidades...
Como por essa blogosfera fora anda tudo a falar do Nuno gomes, Coentrão e vilas boas parece-me bem falar de outras coisas até porque estes temas estão mais que batidos divulgados e discutidos.
Público...o tema é o público, aqueles que costumam ir aos jogos :) (digo isto sem nenhum desrespeito pelos que não vão, porque não podem ou porque não querem),eu só comecei a ir aos jogos do Benfica este ano, e só foi também o ano que passou que me fiz sócio, não sou daqueles que têm cartão há mais de 20 anos e que têm 50 votos, não. sou sócio há apenas 1 ano, apesar desde a muito ser do slb, desde pequeno, aliás no dia em que o meu tio me levou a ver um Benfica vs Sporting, e pronto fiquei adepto.
Desde que comecei a ir aos jogos vou normalmente para a claque dos NN, e é lá que vibro com a camaradagem de quem se predispõe a ver os jogos naquele inferno de ruído, fumo e sentimento.
Como sou um bocado esquecido(não comprar os bilhetes com a antecedência que deveria) houve vezes em que não pude ficar com os meus amigos e tive de ir para outro setor, pensei em principio que não faria mal porque "somos todos Benfica né?", redondamente enganado. Ora logo no início do jogo dei por mim a olhar para os meus amigos já a cantar e a vibrar, e eu ali e nada, a única coisa que ouvia era (fdp do carlos Martins que não passa a bola isto e outros impropérios dirigidos aos jogadores da nossa equipa) estava aterrado com tanta falta de displicência de quem se movera até aquele estádio para apoiar a equipa. Pensei logo para mim que tinha sido um erro crasso ir para ali, que nem todos os adeptos são iguais e que eu não sou igual a eles, nem sequer me revejo na atitude de insultar os meus jogadores. Apontar lhes erros sim, mas nunca insultar, e é esta a diferença real entre quem sente e vibra com aqueles que não lhes apetece ficar em casa a aturar a mulher ou a levar os filhos a um parque, preferem ir para o estádio insultar jogadores e não só, foi por várias vezes até que ouvi um ou outro comentário sobre os "animais" NN e DV, nessa altura nem me contive, tive de dirigir a minha repulsa e disse-lhes "umas boas" devem ter mesmo sido boas porque se calaram.
A meu ver o futebol é um desporto fantástico quem tem de ser vivido de uma forma exuberante e positiva, nunca mas mesmo nunca, se pode entrar no impropério na crítica negativa não construtiva, pelo contrário é na adversidade e com o apoio do público que normalmente se conseguem melhores resultados.
E è isto que me faz refletir, não serão aqueles que apelidam de "animais" a verdadeira força daquele estádio?
Eu só imagino um estádio repleto de "animais" e posso vos garantir que não haveríamos de perder um jogo.

8 comentários:

benfica até debaixo d'água disse... [Responder]

Carrega capitão...

VIVA O BENFICA.

Anónimo disse... [Responder]

É fácil falar de um ou outro comentário de, embora eu não concorde, adeptos mais nervosos ou irritáveis, sim é fácil!
Como também parece fácil falar das claques que, não isoladamente mas sim coletivamente insultam através de cartazes, cantos e outros meios sem falar nas tumultuosas guerrilhas que tem prejudicado o semelhante que nada tem a ver com o assunto eos incontáveis prejuízos que o clube tem sofrido.
Mais ainda, quem se recusa a legalizar (é de lei) uma associação de tal cariz é porque tem (não digo todos) algo a esconder.
Começaste muito mal capitão e precisamente defendendo grupos que deveriam ser banidos dos estádios.
Antes das claques o Benfica sempre teve apoio dos adeptos sem criarem actos criminosos.

benfica até debaixo d'água disse... [Responder]

Oh Anónimo, isso da legalização é uma tanga e não me vou querer alongar em discussões fúteis, porque aqui o que interessa, é o apoio incondicional ao BENFICA.

E quem apoia o BENFICA durante os 90 minutos ao sol ou à chuva, nós sabemos quem é.

Há e mais.....nós não assobiamos quem enverga o manto sagrado, compreendes?

GM disse... [Responder]

Custa estar na Luz e escutar certas coisas.

Mas eu até me divirto com algumas dessas parvoíces. Exemplo: é um gozo ver o Cardozo a dar-lhes bofetadas sem mãos. Já vai em mais de 100 lambadas, isto em 4 épocas.

Inferniza, Capitão. Inferniza..

indeepp disse... [Responder]
Este comentário foi removido pelo autor.
Capitão Inferno disse... [Responder]

@Anónimo
Olá e boa noite...não me parece que tenha começado mal, aliás é este o motivo que quem se propõe a escrever num blog, por vezes levanta-se a poeira e liberta-se o espirito democrático e as coisas são mesmo assim quer se discorde ou concorde.
A meu ver as claques são o oxigénio dos jogadores, o público em geral não quer ou não lhe apetece entrar nestas demagogias que envolvem as claques, mas sem elas também acho que o futebol (para quem assiste no estádio) perderia o encanto.
Não escondo que certos elementos pertencentes a estas claques são foco de instabilidade na mesma, mas em contrapartida existem em ratio mais focos de instabilidade entre o público em geral do que propriamente nas claques.

lawrence disse... [Responder]

As claques conseguem criar um ambiente que sabemos, galvaniza as equipas e também o restante público.
É um facto!
Problema são as infiltrações de gente que, a coberto das claques, mais não querem que destabilizar e armar confusão.
Para mais, com as novas penalizações, não me surpreenderia que houvesse infiltrados de outras claques para forçar castigos para os adversários!
Já tenho dito que as claques deveriam criar mecanismos que não permitissem que elementos "exteriores" criassem confusões.

Capitão Inferno, bem vindo!

Charruas 78 disse... [Responder]

Bem vindo Capitão. Começaste muito bem..grande texto. Assino por baixo. Para o Anónimo que fala das claques deico apenas algumas referências: A lei exigia uma vase de dados com todos os dados do sócios da claque. Os sócios dos NN tinham uma base de dados com todos os dados..mais obrigatóriamente tinham que ser sócios do SLB. Essa base estava ligada ao sistema do SLB.Ao contrário de outras Macacadas a Norte e ali para o Lumiar, onde se pode ser sócio das claques sem o ser dos respectivos clubes..Fantástico, toca a alimentar os macacos por aí andam de Porche..e legais. mas o o que interessa é o SLB. Até debaixo de àgua, é esse o Lema. Sempre presentes, sempre a apoiar...Nas claques, No terceiro anel, na bancada central há quem tenha muito a esconder, e há muita gente séria. Tal como nos nossos locais de trabalho...e por aí ao virar da esquina. Julgar os outros por um rótulo colocado por terceiros, parece-me mau. Convido-te a assitires a um jogo nos NN e depois aceito a tua opinião, boa ou má sem a julgar tb :) ... custa imenso, estar noutro local do estásio e ouvir comentários parvos sobre o nosso clube...mas enfim...uns são do benfica só quando ganha. Outros são do Benfica sempre. Eu sou sempre...

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.