Que treinador e/ou Presidente?

Posted by lawrence On terça-feira, 22 de maio de 2012 12 comentários


Acabo de ler que José Mourinho renovou com o Real Madrid "até às calendas".
.
Ainda não li ou ouvi nada de definitivo sobre o treinador do Glorioso para a próxima época.
.
Não sou simpatizante em especial de qualquer dos clubes espanhóis que abaixo referencio.
.
Este "post" é um bocadinho comprido.
.
Baseado no atrás escrito, cumpre-me opinar:
.
O Barcelona, clube assumidamente "bandeira" de uma região (Catalunha), nos últimos anos e pela mão de Pepe Guardiola, não deu, quer em futebol jogado quer em títulos, grandes chances ao Real Madrid, que apesar de ter adeptos espalhados por toda a Espanha, é, em nome de certos interesses, apontado como sendo o clube do "poder central" de Madrid.
.
Dizia-se que um dos pilares em que assentavam os êxitos do Barcelona era o da arbitragem, que tinha por "hábito" fechar os olhos ao que pudesse penalizar os catalães.
.
E que, sabendo a equipa que assim seria, podiam pôr no terreno de jogo a sua forma de jogar (o célebre "tiki-taka"!) que, em caso de algo correr mal, os homens do apito "seguravam as pontas"!
.
Não esquecer que nesta equipa brilha a grande altura um jogador (Messi), eleito o melhor do mundo, de quem também se diz ser muito "protegido" pelas arbitragens.
.
Aqui, faço uma paragem para perguntar a quem lê este "post" se não acha que o que acaba de ler não lhe lembra outro país, outros intervenientes, mas o mesmo "modus-operandi"?
.
Entretanto, chega a Madrid José Mourinho e algo muda em favor da equipa madrilena.
.
Interesses instalados, até dentro dos "merengues", tentam apear o "special uno" mas não tem eco na presidência do clube.
.
Mourinho confronta directamente esses "interesses" e os árbitros.
.
Em pleno estádio do Barcelona, depois dum jogo, vê-se Mourinho, na garagem,  à espera do árbitro junto ao carro do mesmo, para o confrontar pelos erros cometidos.
.
O seu adjunto, Rui Faria, por forma a manter Mourinho no banco e fora do alcance da disciplina federativa, "dá a cara" e sujeita-se a sofrer bastantes castigos por reclamar demasiado.
.
Por todas as equipas por onde tem passado, Mourinho tem sempre consigo todo o balneário, e no Real não é diferente.
.
E qual foi o resultado do conjunto de todas estas acções, às quais muitas pessoas chamam de "mind games"?
.
O Barcelona perdeu confiança no seu "tiki-taka", e por arrasto, perdeu capacidade física e perdeu o campeonato Espanhol para o Real Madrid de Mourinho.
.
Junte-se a isto a má prestação na eliminação da Champions e a saída de Pepe Guardiola para perceber que o Barcelona cedeu nos seus alicerces ao mesmo tempo que Mourinho vê reconhecido o seu trabalho por parte do Presidente do Real com a renovação do contrato.
.
Tempos difíceis se apresentam para a equipa catalã!
.
Servindo-me do atrás descrito, que penso não ser muito polémico, pergunto o que devem os adeptos Benfiquistas "exigir" para que o nosso Clube, à semelhança do Real Madrid, possa definitivamente libertar-se desta nuvem de corrupção, interesses escondidos e compadrio que o tolhe e tomar o lugar a que, pela sua história e dimensão, tem direito?
.
Contratar um treinador inteligente e sem medo, à imagem de José Mourinho e dos seus "mind games"?
.
Eleger um Presidente que, não precisando de estar debaixo dos "holofotes",  delegue nesse treinador todo o trabalho de confrontação com o "sistema" e que o apoie sempre que necessário?
.
Haverá, por parte dos sectores económicos e políticos que não se revêem nas manobras com capa de "regionalistas" mas que aspiram a mandar em todo o país, vontade de, a par da retoma económica que estamos a sofrer, colocar Portugal no caminho das boas práticas democráticas e do progresso?
.
São Jorge Jesus e o seu adjunto a equipa "à Mourinho" que precisamos?
.
É Luis Filipe Vieira o Presidente "à Real" que precisamos?
.
Há gente nos "feios e escorregadios" mundos da política e da economia que precisamos?
.
Resumindo:
.
Há esperança para o Benfica e para Portugal?

12 comentários:

JediVermelho disse... [Responder]

Centro-me só numa questão: "É Luis Filipe Vieira o Presidente "à Real" que precisamos?" Digo-te já que não! Pois basta ver a actuação discreta de Florentino e comparar com a constante sede de protagonismo de LFV...

71460_5/8 disse... [Responder]

Lawrence o que é para ti definitivo? É que para mais confirmação sobre confirmações só mesmo a morte como até já foi referido numa dessas confirmações.

Compreendo as tuas dissertações sobre os mind games. Mas acho que essa estratégia só influencia num sistema livre 50/50. Num sistema corrupto qualquer mind game quanto muito faz passar o sistema de um 90/10 para uns 80/20...

@ Jedi O homem não aparece e reclamam, mas mesmo assim dizem que tem sede de protagonismo. Um pouco muito contraditório.... lol

GuachosVermelhos disse... [Responder]

Meu caro amigo,
Primeiro; A equipa que de longe é mais beneficiada é em Espanha é o Real Madrid. A uma distância que arrepia!
Segundo; este ano foi favorecida de forma pornográfica, enquanto que em Barcelona se comportavam como no Benfica, comendo e calando!
A classe e a confiança é que os perdeu e não o contrario! Contra os benquerenças lá do sítio meu caro, nem a melhor equipa do mundo resiste!
O Guardiola já tinha decidido ir embora há muito tempo e como sabes já tinha feito o mesmo como jogador, saindo para um clube qualquer em Itália e não foi porque lhe apareceu um Mourinho qualquer à frente...
Não dá para comparar a classe desse Senhor com um arruaceiro tipo Mourinho.
Mourinho consegue sempre os seus fins mas pergunto-te; pinto da costa, não? E gostas dele porque ganha, sem olhar a meios para o conseguir? garanto-te que os portistas o adoram...
Há uma ideia transmitida pelos média desde que Ronaldo (as vendas a isso obrigam) foi para Madrid (Mourinho foi por arrasto) que o Real é o coitadinho!!! Meu caro, vejo desde há muitos anos todos os jogos de Barcelona e Real Madrid e Meu Deus! Esta gente anda a afirmar que o preto agora é branco e a malta já pintou a cara!!!Já não há pretos!!!
E sim, não trocava o futebol de Jesus por Mourinho nenhum!
Para mim os fins não justificam os meios e os métodos de Mourinho metem-me nojo.
Se perguntares a qualquer adepto dos corruptos, garanto-te que jurará a pés juntos que o Benfica é o clube mais beneficiado pelos apintadeiros!
Nós andamos todos a dar-lhes razão...
Um abraço e desculpa o desabafo, mas acredita que se não tivesse um enorme respeito por ti, não perderia o meu e muito menos o teu precioso tempo.

lawrence disse... [Responder]

71...
Então, para ti definitivo é JJ continuar, a crer no que o Presidente disse há uns tempos atrás?
Da mesma forma que disse que em Fevereiro tinha o dossier das transmissões televisivas definido?
Também para ti é definitivo ficarmos nos 90/10 e esquecer os 80/20 que davam um trabalhão do camandro?
Ok!
Eu estou bem sentado, como tal, posso esperar...

lawrence disse... [Responder]

Guachos:
Se agradeço que tenhas comentado, mesmo que totalmente em desacordo, já não agradeço que me "coles" ao porko velho para justificar a opinião.
Não digo em parágrafo nenhum deste post que defendo a vinda do Mourinho.
Ponho questões!
Abraço

Anónimo disse... [Responder]

epa vcs confundem muita coisa , é vdd que mourinho virou espanha futebolistica ao contrario e ate fez acreditar que o barça conquistava titulos atraves dos arbitros o que é uma mentira atroz mas funcionou e de que maneira a favor do real este campeonato , morinho sem duvida é um genio , que eu nao aprecio mas sem duvida que ganha em qq lado .
mas por favor nao me digam que o barça ganha por causa dos arbitros caralho abram esses olhos deixem de ser tapados o barça foi muitas vezes beneficiado foi , e o real ? o jogo de madrid na primeira volta diz tudo sobre a diferença das duas equipas o real com hipotesses de " acabar" com o campeonato nem com um golo oferecido no primeiro minuto se safou de levar uma " coça" na sua propria casa com a pressao toda do lado adversario e com o tal golo oferecido no primeiro minuto .
e quanto ao acabar com a hegemonia do barça , nao sei , o barça tem uma filosofia de clube uma identidade vincada vamos la ver o que acontece mas nao pensem que o real vai ganhar mts anos seguidos ou ganhar campeonatos a vontade .

vamos ao que interessa o benfica , sim interessa ao benfica um treinador à mourinho , porque no benfica sente se um estigma de derrota debilidade mental e nao conseguem inverter isso e lutar contra o futebol badalhoco que temos nem sequer responder as provocaçoes de ordinarios como pinto da costa ou parolos como vitor pereira nem sequer se sabem insurgir contra um roubo durante o proprio jogo para precaver roubos futuros.............

GuachosVermelhos disse... [Responder]

Amigo,
em nenhuma ocasião te colei ao porko velho!
Seria uma enorme falta de respeito fazê-lo!
Usei-o como exemplo, mas não para te colar ao animal!
Quanto ao Mourinho; é bom mas não me revejo em nada no seu comportamento. Só isso.
Abraços

Jose Albuquerque disse... [Responder]

Enorme Lawrence,
Ainda que admita existirem algumas (leves) semelhancas entre os 2 casos ibericos, nao creio que tu consideres que se pode concluir um pelo outro.
Retirar "conclusoes" para o Benfica em resultado desta epoca do Real, parece-me impossivel de sustentar, especialmente quando o Glorioso ja viveu periodos de combate bem agressivo contra o POLVO, com os (poucos) resultados que se conhecem.

Viva o Benfica!

lawrence disse... [Responder]

Enorme Albuquerque:
1 - Este post tem como objectivo primeiro e quase único criar alguma discussão sobre uma situação de paz podre que só nos prejudica se não se tomarem iniciativas, pegando num exemplo ainda fresco.
2 - Que não tem que ser necessáriamente e directamente contra o POLVO, que seria descer ao nível deles e, por estarmos no seu território, perdíamos, mas talvez contra outros alvos que possam ter peso nalguma mudança que é necessária mas que não se faz, seja por cobardia, por comodismo ou por interesse.
3 - No Real, com ou sem razão, pegaram num boi pelos cornos e levaram-no ao chão.
Com alvos e mensagens bem definidas.
4 - Cá, aceitando tudo e colocando o odioso só nos árbitros é que não vamos lá.
Eles tem um "patrão" que lhes põe o ordenado na conta e cumprem ordens.
E VIVA O BENFICA!!!

GuachosVermelhos disse... [Responder]

«3 - No Real, com ou sem razão, pegaram num boi pelos cornos e levaram-no ao chão.
Com alvos e mensagens bem definidas.
4 - Cá, aceitando tudo e colocando o odioso só nos árbitros é que não vamos lá.
Eles tem um "patrão" que lhes põe o ordenado na conta e cumprem ordens.»
Aqui é que estamos completa e absolutamente de acordo.

Anónimo disse... [Responder]

Eu cá só sou do Benfica. Lá fora, gosto dos que jogam bom futebol, por isso já fui do ajax do cruyff, do barça com ronaldo e figo, do real com zidane. E tenho um profundo desprezo por todos os batoteiros (juventus, milan, marselha e fcp).

O barça do Pep e do Messi joga um futebol no limite do genial e do aborrecido. Às vezes gosto outras nem por isso. Agora, todo aquele tikitaka, muito próximo do andebol, precisa de posse de bola para engrenar e desgastar os adversários. Quem se der ao trabalho pode verificar que os homens do apito ajudam muito a essa posse de bola, marcando as tais faltinhas inexistentes a meio campo, os penaltizinhos duvidosos, deixam passar um fora-de-jogo aqui outro ali e lá fazem o trabalho sujo quando é preciso. Onde é que eu já vi isto?

O barça actualmente domina as estruturas do poder do futebol espanhol(façam lá a busca pelo angel villar a dizer ao actual presidente do barça "que quieres que te de mas?") e a sua filosofia é igualzinha à de um clube que nós bem conhecemos situado ali na foz do Douro (basta ver os dois eurodeputados adeptos do barça que fizeram queixa na comissão europeia contra o Pepe por pisar a mão do Messi). Dizer que não são beneficiados é não acompanhar o que se passa no futebol em Espanha. O barça é o fcp lá do sitio, com as devidas diferenças, por enquanto. A continuarem a estratégia actual e a ser bem sucedida, lá chegará o dia em que com o tratador da relva a treinar a equipa serão campeões.

O Mourinho só conseguiu desmontar (parcialmente) a estrutura do barça porque teve a ajuda (contrariada mas livre) da comunicação social, que ao contrário de cá, ainda tem por lá jornalistas a sério que não têm problemas em investigar e escrever artigos, por exemplo, a contabilizar os penalties que o barça teve a seu favor depois de se andar a queixar. Ou de fazer montagens com imagens de lances idênticos do barça e do real e mostrar a dualidade de critérios dos apitadores.

A diferença é essa, comunicação social. Quantas vezes já apareceu o flatulento da costa a falar com jornalistas depois das escutas serem conhecidas? Algum lhe perguntou sobre elas? E quantos lhe perguntaram sobre a visita de acompanhamento matrimonial? E quantos artigos foram escritos ou reportagens feitas sobre os penalties marcados a favor dos corruptos nas últimas jornadas do campeonato? E a visita do Proença ao ladrão na véspera do jogo com o Benfica, de que até houve fotografias, onde está a noticia? Nada disto passava em claro em Espanha. Por falar em Proença, agora que o chelsea é campeão europeu se calhar já vai contratar o boneco verde. Ele há coincidências...

Portanto, para já, o que falta é um departamento de comunicação que não dê folga e não deixe passar nada. E se os jornalistas não publicam as noticias, não ter medo de nas conferências de imprensa em vez de responder às perguntas que fazem, trazer os assuntos à baila e se for preciso questioná-los porque não falam nas coisas. Quem do benfica já falou na história do pereira cristovão? E na visita do Proença? O Mourinho não se calava. Se, os jornais não fazem eco do que lhe interessa, ele repete até se tornar um caso. Nós por cá calamos e comemos e no final, quando já não interessa, queixamo-nos da comida.

Infelizmente, parece que já vamos tarde. O corrupto-mor pavoneia-se impune pelo país, janta com quem manda, diz o que quer, insulta quem quer. Enfim, mostra que quem manda cá no burgo é ele e que tem as costas bem quentinhas. Portanto, o que nos falta também, é um presidente que não tenha qualquer ligação aos podres deste outrora jardim rectangular à beira mar plantado, agora fossa séptica rectangular com ligação directa ao atlântico. Ah e que os tenha no sitio, à Benfica, para acabar com esta pouca vergonha. O treinador pode ser o mesmo, com um presidente à Benfica, não há cá Emersons na lateral esquerda.

Desculpem, estiquei-me, não tinha nada que fazer...

lawrence disse... [Responder]

Anónimo:
Não tendo nada que fazer e sair este comentário é caso para desejar mais "nadas que fazer".
Ao contrário do que defende o meu amigo Guachos, eu também tenho uma opinião, embora que muito genérica, de que o Barça tem mais a ver com a agremiação corrupta do que parece, excepto de que joga muito mais futebol!

Enviar um comentário


Subscrever as notícias



Com tecnologia do Blogger.